Peru

Machupicchu

Machupicchu está localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes no Peru a 2400 metros de altitude e a 112 km da cidade de Cusco.
A melhor época para viajar a Machupicchu vai de maio a setembro, no inverno. As temperaturas são bem mais baixas, mas não chove tanto como nos outros meses do ano. O melhor mês é junho. A semana recomendada é a do dia 24 de junho quando acontece em Cusco a festa de Inti Raymi. A temporada de chuvas começa em outubro. Os meses que mais chovem são dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Nós fomos em Março e choveu muito. Aproveitamos mesmo asism, mas acredito que com SOL, MP deve ser muito melhor.

Para chegar a Machupicchu é obrigatório ir antes a Cusco. Para chegar a Cusco, saindo do Brasil, a maneira mais rápida, segura e confortável é ir voando de São Paulo até até Lima (5h00 de vôo direto). De Lima pegar outro vôo até Cusco (1h15 de vôo pela empresa Taca http://www.taca.com pagamos $30). Em Cusco pegar um trem até o povoado de Aguas Calientes (3h30). E de lá finalmente um micro ônibus até Machupicchu (20 min). Mas se você quer economizar e tem tempo disponível para viajar pode ir por terra via Bolívia, Argentina e Chile. Nosso roteiro foi Lima - Arequipa - Cuzco - Tacna - Arica - S.P. de Atacama - Santiago/Chile

Há limites de visitantes em Machupicchu. O máximo permitido são 2500 visitantes por dia. Para a trilha inca são permitidos apenas 500 viajantes. E para subir a Waynapicchu e ter aquela visão espetacular de cima de são permitidos apenas 400 pessoas por dia (sobre Waynapicchu, leia abaixo algumas dicas importantes)

Devido ao limite de pessoas, você precisa comprar tudo com antecedência. Ticket de entrada em Machupicchu, ticket de trem e ticket para subir a Waynapicchu. Se for fazer a viagem, como nós, sem contar com uma agência de viagens você pode comprar tudo pela internet através dos links que estão no site http://www.machupicchu.com.br/guia/guia.html

Nós compramos tudo com a empresa El Dorado  http://www.machupicchu.gob.pe/ e não tivemos nenhum problema.

DICA IMPORTANTE:
Não adianta você entrar em M.P. apenas com o mapa de acesso que eles entregam na entrada. Você não vai entender nada. No portão de entrada existem muitos guias autorizados. Eles cobram por grupo de até 10 pessoas, aproximadamente, 160,00 soles. Como estávamos em 04, eu perguntei se poderíamos pagar 20,00 soles cada uma e ele aceitou. Eles explicam "pedra por pedra" e o passeio com o guia demora cerca de 3 horas. Contratar um guia é ESSENCIAL!

Se for subir em Waynapicchu, além de persistência (a subida é "punk"), você vai precisar de um pouco de sorte para quando chegar ao topo, não ter neblina e você conseguir ver M.P. Nós levamos 2 horas para subir e não conseguimos visualizar nada. Ao descer, depois de 1h30 min. foi possível ver que toda neblina havia desaparecido (humpf). Para subir wm WP existe dois grupos: 200 pessoas às 7h e 200 pessoas às 10h. Nós fomos às 7h. Dizem que após às 10h, o tempo melhora (isso durante o período de chuva - janeiro a  março). Já em outros períodos, o guia nos disse que após as 10h é comum formar nuvens e neblina. Na boa... vai na sorte. Subir até lá já é uma grande e emocionante aventura.
DICAS IMPORTANTE: se não tiver condições físicas NÃO SUBA ; leve bastante folha de coca, você vai precisar; alimente-se bem e bebe bastante água.

MP é sem dúvida um lugar espetacular, impressionante e emocionante. Sabe aquele lugar que você vai embora e seu coração diz: Fique mais!
Cada lugar é místico, é inexplicável é mágico!
Pretendo voltar, em breve, muito breve!






metade do caminho de Waynapicchu













Águas Calientes

Esse post merece uma atenção especial porque o Passeio de Trem até Águas Calientes é, sem dúvida, o passeio mais lindo que já fiz na minha vida.

É em Águas Calientes (A.C.) a parada obrigatória para você chegar em Machhu Pichu (M.P.)
A cidade fica há, aproximadamente, 4 horas de Cuzco e para chegar lá você pode fazer dois tipos de transporte:
1) Somente Trem
2) ônibus (2 hora) + trem (2 horas)

Nós fomos com a Empresa Perul Rail https://www.perurail.com/en/
As passagens de TREM nós compramos antecipadamente pelo site e a passagem de ônibus nós compramos na loja da Peru Rail localizada dentro do Aeroporto de Cuzco.
Não tivemos problema nenhum.
O ônibus sai às 6h30 da manhã do estacionamento da Perul Rail em Cuzco (10 minutos do nosso Hostel - 8,00 soles de taxi).
Ás 8h30 chegamos à estação de Trem  Urubamba Ollantaytambo  (clique aqui e veja o mapa copleto do trajeto ).
Logo às 9h (após um café na estação) pegamos o Trem até a Estação Machhu Pitchu Pueblo - em Águas Calientes.

Como os ônibus que seguem para Machhu Pitchu saem todos os dias a partir das 5h30 até às 8h, é necessário ficar um dia em Águas Calientes.

Nosso roteiro nesta cidade foi assim:
Dia 10/03/2012
Deixamos nossa mochila cargueira guardada no depósito de bagagem do Hostel (eles fazem isso gratuitamente - importante levar cadeado)
Seguimos para Águas Calientes apenas com uma mochila de passeio contendo uma troca de roupa, toalha, itens de higiene e MUITA ÁGUA E COMIDA (em A.C e M.P. é tudo muito caro)
Pegamos o ônibus no dia 10/03 em Cuzco às 6h30.
Chegamos em Ollantaytambo às 8h30.
Ás 9h pegamos o Trem da Peru Rail até A.C e chamos lá 11h.
PRIMEIRA ATIVIDADE: COMPRAR A PASSAGEM IDA E VOLTA DO ÔNIBUS ATÉ MACCHU PITCHU (49,00 soles)
Dorminos em Águas Calientes. Nosso Hostel foi o Pirwa Hostel  (http://www.pirwahostelsperu.com/hostels-machupicchu/ ) que é excelente.

Um resumo para você entender melhor:
Dia 11/03/2012
Ás 5h30 pegamos o ônibus até MP
Às 16h retornamos de MP
Ás 17h30 pegamos o Trem de volta para Cuzco
Ás 21h30 chegamos em Cuzco

IMPORTANTE: compre tudo antes pela Peru Rail após ter comprado o ingresso para MP. Assim, terá como programar corretamente os dias e horários das passagens de acordo com seu ingresso em MP.
Nem pense em comprar quando estiver em Cuzco. Você só irá conseguir ingresso para no mínimo 10 dias.

Outra empresa que faz esse mesmo serviço é a Inca Trail http://www.incatrailperu.com/
Também ouvimos boas referências sobre elas, mas eu achei o Trem da Peru Rail muito melhor!

Agora é hora de falar de coisas boas!
O Trem é com o teto todo de vidro. O caminho é espetacular. Procure relaxar, porque comida e bebida eles servem a todo instante e a paisagem é surpreendente.
Ao lado esquerdo o Rio Urubamba é admirável e ao lado direito você verá lindas montanhas, que realmente, só existem no Peru.
O trem possui som ambiente. É claro, músicas Peruanas.
Tire muitas fotos e filme bastante. Você não pode peder esse passeio.

DICAS:
Leve água e comida. Um prato simples de comida em AC vai lhe custar uns 65,00 soles.
Em MP tem lanchonete, e também é tudo muito caro.
Não é permitido entrar em MP com nada de comida, apenas água.
Em MP você irá caminhar em média 3h. Portato, sugiro entrar apenas com a água e deixar comida e mochila no guarda-volumes (5,00 soles). Na altitude, 5kg parece pesar 15kg.
Os ônibus que "sobem" para MP saem de 10 em 10 minutos. Nós chegamos às 5h30 na fila e já tinha umas 40 pessoas à nossa frente. Os hostels de AC, por este motivo, começam a servir o café da manhã às 4h.
Leve protetor, repelente e creme hidratante.



Estação Ollantaytambo





Rio Urubamba











Águas Calientes é assim... subida, subida...

Ticket do Trem


Janela do Hostel

Cuzco
Chegamos em Cuzco!
No aeroporto você encontrará taxista fluentes em vários idiomas. Isso mesmo, você chegou a cidade mais turística do Peru.
Até o centro de Cuzco (Plaza das Armas) você vai pagar em média 15,00 soles. Nós pechinchamos e conseguimos por 10,00 mas o taxista foi tão legal, um verdadeiro guia turístico, dando dicas ótimas sobre passeios, compras e lugares históricos, que resolvemos, mesmo contrariando a Débora, a pagar 20,00 soles.


Esses passam a cada 15 segundos. Se esperar uns 5 min. consegue um táxi melhor

Chegamos ao nosso Hostel Pariwana, localizado no centro de Lima ( Rua Meson de la Estrella 136 | Centro Historico del Cusco) http://www.pariwana-hostel.com/pariwana-hostel-cusco.php

Hostel de Cuzco








Foi sem dúvida, o melhor Hostel que ficamos. Tem lanchonete com comida boa. Café da manhã legal. As camas são ótimas, os quartos e os banheiros bons. Tem chá de coca a vontade, uma lan house grande e balada temática toda noite. É um hostel bastante popular, portanto, você fará amizade com gente do mundo inteiro.
Para ir para Águas Calientes (veja no próximo post) conseguimos deixar toda a nossa bagagem trancada em um depósito de mochilas e seguimos viagem só com bagagem de mão. Isso ajudou muito na viagem até Macchu Picchu.
Pretendíamos ficar apenas uma noite nesse hostel, mas ficamos muito mais.

Em Cuzco você tem atividades 24 horas. A cidade não pára. Tem turista em cada esquina. Afinal, a cidade é parada obrigatória para chegar à Machu Picchu.
Tem mercados, bancos, agencias de viagens, e muita muita igreja. Tem a pedra Inca de 12 angulos e um Cuzqueño vestido de PatchaCuti. Enfim, é só tomar cuidado com a altitude e em passos de tartaruga caminhar pela cidade.
O táxi em Cuzco é MEGA barato. Do Hostel até o MacDonald's, por exemplo, você paga 4,00 soles.

Se precisar de atendimento médico, por conta do Soroti, é só pegar a apólice do seguro e seguir até a Clínica Paredes. O atendimento é maravilhoso, o Dr. Rodolfo Quispe é um médico exemplar. (Clínica Paredes - endereço Rua Calle Lechuga 405 - Centro - Cuzco - Telephone: 51-84-225265)

É em Cuzco que você pega o ônibus até a estação de Ollaytaytambo. Onde você pega o trem que vai atè a cidade de Águas Caliente (para obrigatória para chegar em MachuPicchu) clique aqui para saber como chegar de Cuzco até MachuPicchu.

A viagem até Ollaytaytambo dura em média 2 horas, subindo e descendo montanhas com bastante curvas. Pegamos o primeiro ônivus, às 7h30 para aproveitar o dia em Águas Calientes.

Em Cuzco, a altitude é "punk". Não é à toda que existem muitos vendedores ambulantes vendendo oxigênio pelas esquinas. Por isso, fique atento ao seu corpo (cansaço, sono, irritabilidade, visão turva, e claro, falta de ar).

DICA INTERSSANTE: Ao caminhar por Cuzco, encontrará muitos "falsos guias". São pessoas que param você na rua e SEM COMPROMISSO começam a lhe explicar sobre a cidade e te envolve com as histórias interessantes. Depois do passeio eles cobram 40,00 soles pelas "dicas". Como as explições são legais e interessantes, sugiro você já acertar um valor e dizer que é o que você pode pagar.

Aproveite a movimentação de Cuzco! Fará muitos amigos!

Um pouquinho de Cuzco.















AREQUIPA

Não sou Peruano. Sou Arequipeño!
Essa é a frase mais ouvida em Arequipa. E, o orgulho de ser arequipeño é tão grande que o povo possui até um passaporte próprio e que você pode aquirir um, em qualquer loja do centro por 6 soles.

Todo esse amor por Arequipa não é à toa. A cidade é linda, tem praia, o mais profundo canion do mundo, lindos vulcões e também shopping e uma estrutura (bares, baladas, restaurantes, mercados, bancos, lojas...) muito boa para receber extrangeiros.

Ao chegar o aeroporto, o taxi até o centro de Arequipa custa em média 25 soles e carros são novos.


Onde ficar:

Ficamos no hostal Pirwa (40 soles a diaria). O atendimento e os quartos são excelentes (com toalhas e serviço de quarto), a estrutra é ótima e a localização perfeita. Tem serviço de lavanderia (6 soles o kilo), cozinha e você toma café da manhã observando três gigantes a sua frente: Vulcão El Misty, Pichu Pichu e Chachany.

Hospedando-se neste hostal, você pode ir na caminhada para todos os lugares.



sala de leitura do Pirwa
O que fazer:
No primeiro dia fizemos um tour pela cidade com a empresa http://www.bravoperutours.com/
Por 15 soles saimos às 10h e voltamos às 16h. Conhecemos os principais pontos turísticos de Arequipa.
Contratamos também, por 40 soles (com café da manhã e almoço) o passeio para o Cañon del Colca.
Se você estiver em grupo, os descontos são sempre bons. Lembre-se de PEDIR DESCONTO!














Pra dança e se divertir:
Existe, no centro de Arequipa, uma rua chamada "San Francisco" e lá você vai poder se divertir, dançar e conhecer muita gente. Todos os dias, após ãs 21h, essa rua se transforma na maior balada a céu aberto. A polícia "fecha" a rua e as casas noturnas abrem as portas. Além de não pagar nada para entrar, as bebidas possuem preços honestos e a música é muito boa. Toca um tipo de Tecno Latino e quando o DJ percebe que tem brasileiros na área, toca logo um "ai se eu te pego"do Michel Teló. 
Os Arequipeños dançam demais e fazem questão de serem receptivos.
Depois de algumas horas, o DJ dá lugar para uma MEGA BANDA - aqui no Brasil chamaríamos de Banda de Formatura - e aí a animação é geral. Nos divertimos bastante. Tem muitos extrangeiros e com certeza sairá de lá com novos amigos para o FACEBOOK (risos).

Cañon Colca

Para ir ao Cañon Colca, a Van da agência pega você às 3h da madruga no seu hostal e segue rumo a uma altitude de 4000 metros. Deve estar se perguntando: porque tão cedo? Explico: o Condor sempre voa às 6h da manhã e você não vai querer perder esse momento.
No caminho, pudemos seguir pelas estradas subindo e descendo montanhas, acompanhadas por uma linda e espetacular LUA Cheia. Eu nunca tinha visto uma LUA como aquela (mesmo a Lua sendo a mesma em qqer lugar do planeta rsrsr).
O que você precisa saber:
  • Leve muita blusa e não esqueça das luvas.
  • Leve água e comida. Mesmo com café e almoço incluso, você vai sentir fome.
  • Leve seu passaporte e peça desconto ao chegar em Chivay para comprar a entrada do Colca. Brasileiros pagam meia entrada (40 soles). 
  • Leve uma moedinha. No caminho tem bastante coisas para fazer e comércio local com artesanatos baratinhos. Você pode até tirar foto com uma águia na cabeça
O C. Colca é um lugar espetacular. Impressionante pela beleza e pela energia de paz. Quando guia parar a Van e perguntar: Alguém deseja seguir a pé?. ACEITE: é uma pequena caminhada de 20 a 30 minutos com uma paisagem maravilhosa e se você tiver a mesma sorte que a gente, o Condor vai sobrevoar sobre a sua cabeça (a gelera que foi de Van não teve essa sorte).
Cañon Colca - Arequipa

Cañon Colca - Arequipa


Cañon Colca - Arequipa

Cañon Colca - Arequipa


Cañon Colca - Arequipa


Cañon Colca - Arequipa

Cañon Colca - Arequipa





Se estiver com tempo, faça outros passeios como subir no topo do Vulcão El Misty (nós não tivemos tempo para incluir esse passeio no roteiro mas uma amiga, a Julia Pinto, teve. Veja as fotos que ela tirou.







Lima

Miraflores - Lima / PERU
Lima é uma cidade interessante.
É claro que tudo por lá acontece no bairro Miraflores (melhores Hostels, Restaurantes, Casinos, Baladas e tudo mais).
Se você gosta de caminhar, basta colocar uma garrafinha de água na mochila e "bater perna".
Ficamos no Hostel Wayruros http://www.wayruros.com/ )
O pessoal é muito legal (Julio, José, Pablo e cia)
Aproximadamente R$ 30,00 a diária com café da manhã (não aceitam cartão)
Tem supermercado próximo, bancos, lojas e shopping.
Todos os dias fizemos o jantar na cozinha do Hostel


Galera do Wayruros

O que fazer:
Visite o Larcomar 
Um shoping com vista para o Oceano Pacífico (se estiver seguindo para Cuzco, aproveite para comer BEM em Lima) http://www.larcomar.com/

vista do Café Havana no Larcomar
Larcomar

Visite o Huaca Puclana http://www.resthuacapucllana.com/






Visite o Centro de Lima
Pegamos um táxi (10 soles) até o centro. No caminho, ao pedir informações, uma senhora (que apelidamos de Tiazinha dos Jardins) nos assustou bastante dizendo que ela, que era Peruana, não ia jamais ao centro de Lima por ser muito perigoso. OK! Procuramos um policial e o mesmo disse: É como em qualquer lugar, se ficar mostrando dinheiro e máquinas penduras no pescoço terá problemas.
Quem tem uma amiga de 1,85 não tem medo de nada! Fomos ao Centro de Lima e A D O R A M O S. É lindo, tem bastante policiais MEGA ARMADOS e muita coisa para se fazer.
Basta caminhar e conhecer tudo.
Quanto ao perigo que a Tia dos Jardins comentou, que posso afirmar que ela nunca andou pela 25 de Março ou pelo centro do Rio de Janeiro.







3 comentários:

  1. Muito legal meninas! Estou querendo organizar um roteiro para Machu Pichu com minha namorada no ano novo 2013/2014 e com certezas as suas dicas valerão muito! Como nunca fui, ainda não tenho idéia da média de tempo que preciso para visitar grande parte dos lugares que falaram. Tem alguma dica de tempo ideal? Nós não podemos ficar mais de 20 dias..

    Bjos
    Natalie

    ResponderExcluir
  2. Olá Natalie!
    Se pretende só conhecer Macchu Picchu, 5 a 6 dias são suficientes.
    Porém, eu acho "um crime" você ir até o Peru e não conhecer mais lugares. É um país lindo!
    Esse nosso roteiro foi de 15 dias. Ficamos em média 2 a 3 dias em cada cidade. Nossos passeios principais foram: Lima, Cuzco, Arequipa e depois seguimos para o Atacama e voltamos por Santiago do Chile.
    Se precisar de informações mais detalhadas, pode me enviar um e-mail: rstort@hotmail.com
    Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola a viagem de vocês, eu vou me organizar pelas dicas. Como vocês foram de Atacama para Santiago do Chile? Via aeroporto por Tacna? Qto foi?

    Bjo, Viviane.

    ResponderExcluir