sábado, 5 de janeiro de 2013

O que você precisa saber

- Passaporte
Sim! Leve o seu passaporte. Você irá utilizar em todos os momentos. Principalmente nos mercados e nos hostels. Quando você preenche o seu cadastro, é sempre necessário preencher o número do passaporte e apresentar o visto. O sistema de reservas dos hostel necessitam desses números. Ah! E o mais legal...ao sair de Machu PIcchu você pode carimbar e voltar pra casa com esse registro no seu documento.

- Vacina da Febre Amarela:
primeiro: faça seu cadastro na Anvisa http://www.anvisa.gov.br/viajante/
segundo: vá a qualquer posto de vacinação
terceiro: faça sua carteirinha de vacinação internacional.
DICA: Eu procurei um posto de vacinação que já emitia a vacina internacioal. Foi muito rápido, fácil e INDOLOR!

- Soreche - Mal da Altitude.
Vamos falar sério agora? Sim!
Eu não sofri nada grave com a altitude, apenas diarréia (segundo minha amiga Thacyana, dependendo de onde você esteja, isso é muito grave rsrs) e problemas na visão (tudo ficava "embaralhado"). O problema da altitude é que ela não avisa quando vai te derrubar. Portanto, mesmo não sentindo nada, tome o remédio (prefiro não indicar, você pode ser alérgico e não sou médica) na dúvida, procure seu médico e veja qual é o melhor indicado à você, beba muita água e NÃO ESQUEÇA DE FAZER UM BOM SEGURO VIAGEM (esse foi fundamental para nós)!

Sinais de alerta:
- Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue
- Falta de ar mesmo em repouso
- Perda de coordenação na fala ou motora
- Alterações visuais
- Excesso de fadiga, sonolência
- Alucinações

Sintomas:
- dor de cabeça (95%)
- náuseas e vômitos (70%)
- tontura (58%)
- perda de apetite 
- insônia
- falta de ar aos médios esforços

- TROCANDO SEU DINHEIRO
Trocamos uma parte do dinheiro no Brasil e outra parte no aeroporto de Lima e o melhor câmbio foi em Lima. Se o seu cartão (débito, crédito ou pré-pago) for bandeira VISA, você consegue sacar em dólar ou soles em qualquer esquina do Peru. Outras bandeiras, você terá andar um pouquinho para encontrar um caixa do Interbank http://www.interbank.com.pe/ (mas existem muitos também, não se preocupe).
DICA: É comum qualquer loja que você for comprar as "bugigangas" para trazer ao Brasil, cobrar 8% quando você diz que irá pagar com TARJETA. Portanto, se você avisar antes, sempre que perguntar o perço de algo, as vendedoreas sempre informam o preço já com os 8%  e você nem sabe disso. Se você avisar somente no momento de pagar, é possível "brigar" para não pagar. É só você ameçar deixar todas as bugigangas por lá que eles desistem de cobrar essa taxa. Por outro lado, se você pagar em dinheiro, consegue um grande desconto. Basta ser cara de pau e pedir!

- TÁXI
Andar de taxi em qualquer cidade do Peru, além de uma grande emoção, é BARATO PRA CARAMBA. Um trajeto de 30 minutos, você paga em média 30 soles (aproximadamente R$ 26,00).

Dicas de valores:
aeroporto de Lima até MIraflores: 35 soles (ao chegar dezenas de taxistas entram no seu caminho oferecendo por 45 soles. Já comece dizendo que só paga 35. Eles fecham rapidinho! Não pegue taxi fora do aeroporto. Você não vai economizar e os taxis além de não cadastrados, são precários.

aeroporto de Cuzco até o centro -  Plaza das Armas: 15 soles  (também pegue o taxi dentro do aeroporto - eles começam a cobrar 25 mas você consegue negociar.

aeroporto de Arequipa até o centro - Plaza das Armas: 20 soles ( preço justo e taxista ótimos)

Você vai entendendo melhor os valores e depois passa a negociar os valores com os taxistas, mas as "corridas" são tão baratas que você nem se importa em pagar o que pedem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário